Traders de atenção

(Clique no player acima ☝ para o ouvir a narração do meu post! Depois fale pra mim o que achou dessa experiência).

Eu tenho certeza que você, intuitivamente, sabe onde está a atenção das pessoas nesse momento.

Comece pela sua casa. Depois no caminho até seu trabalho. No horário do seu almoço.

Todos os olhos do mundo estão voltados para o celular. Não tem jeito.

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E se você ainda não percebeu, cara, tem alguma coisa muito errada com você.

A reta que aponta o crescimento do digital sobe freneticamente ao longo dos últimos anos. E quem soube se desapegar do passado, tem colhido as recompensas de forma desproporcional.

É bizarra a quantidade de gente que, todos os dias, me questiona sobre o ponto de vista que eu tenho do digital.

Eu sempre falo isso pra vocês!

Não quero te vender a ideia de salvar da noite para o dia seu negócio ou iniciar um de muito sucesso. Isso depende de muitas outras variáveis que não são atreladas exclusivamente aos elementos que tangenciamos neste post.

Como vários de vocês sabem, eu vim do mercado financeiro. Passei os primeiros anos da minha carreira aprendendo a analisar empresas e ações.

E, quando embarquei na Publicidade, foi impossível fazer essa transição sem trazer comigo um pouco disso. Da minha cabeça de Trader pra Avellar Media.

Pra quem não sabe exatamente o papel do Trader na área financeira, ele é um investidor que busca ganhar dinheiro com operações financeiras, aproveitando a volatilidade do mercado.

Esse cara é fundamental para o funcionamento do mercado, pois ele é quem ajuda a “precificar” os ativos.

 

Por isso, essas pessoas tem que estar ligadas o tempo inteiro nas movimentações de mercado, para entender quais ações que podem se valorizar e as que podem cair.

Algumas pessoas pouco educadas sobre o assunto dizem que o trabalho tem a ver com prever o futuro, ou apostar.

Mas não tem nada disso.

 

Um Trader que atinge resultados acima da média por longo períodos é aquele que que observa o mercado, entende sobre comportamento humano, sobre pessoas, sobre massas, entende profundamente as variáveis que movem as curvas de oferta e demanda da economia, e depois se posiciona de acordo.

E isso tem muito haver com o que eu faço, todos os dias, aqui.

 

Só que ao invés de dinheiro, minha função é entender onde está a atenção das pessoas hoje, e onde vai estar nos próximos 5 anos, e depois contar histórias de impacto nestes ecossistemas.
E como eu faço isso?

Com criativos e mídia.

Isso é o que toda agência de publicidade moderna deveria fazer: comprar e vender a atenção das pessoas.

Eu tenho uma metodologia muito particular, que estuda os olhares e o impacto no público.

Desse estudo, tiro as informações necessárias para comprar a atenção das pessoas por uma preço menor do que em outros lugares.

É diferente a primeira vista, mas faz total sentido uma vez que você entenda os conceitos a fundo.

Um exemplo muito comum disso são o que as grandes empresas fazem.

Diariamente, milhões de reais são colocados nas contas de emissoras gigantes por 30 segundos de atenção no intervalo da novela principal do canal.

Mas me diz…

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Porque eu todas as pessoas que conheço estão mexendo no telefone enquanto isso.

 

Por isso é inacreditável sentar dia após dia em salas de reunião com conglomerados e grupos de empresas que sabem, intuitivamente, que ninguém assiste a propaganda deles, mas ao mesmo tempo não conseguem deixar o romantismo de lado, encarar que esse marketing acabou, e tomar as atitudes correspondentes.

Os motivos pelos quais essas companhias não se movem com agilidade vão desde conflitos de interesses, burocracia, desalinhamento e muitos outros. Mas isso deixamos para outro texto.

Fato é que, enquanto 95% dos grandes conglomerados estão apenas flertando com o digital, eu estou conquistando a atenção de milhões de pessoas para mim e para os clientes da Avellar Media, por muito menos que qualquer outra operação que insista em não alocar um orçamento sério para se comunicar no ambiente mobile e nas 7-11 plataformas que detêm a atenção das pessoas ali dentro.

Parte do problema é que muitas pessoas não entendem a velocidade como as coisas se transformaram e não conseguem mais acompanhar o ritmo que as novas tecnologias trouxeram para o cotidiano.

Eu até poderia te dizer que entendo todo esse apego aos meios convencionais de comunicar…

Mas não vim aqui pra passar a mão na sua cabeça e dizer que tudo vai passar. Não vai.

 

A televisão, antigamente, era mais barata e, por poucas empresas fazerem propaganda nela, os resultados eram surpreendentes.

Mas o tempo passou, meu amigo!

Assim como o rádio ocupou o espaço do jornal, a televisão ocupou o espaço do rádio, agora chegou a vez do digital.

Não tem como fugir disso.

 

A história se repete, e quem tiver a capacidade de reconhecer padrões e operá-los a seu favor vai vencer.

Aceite essa ideia e comece a correr atrás ou continue ignorando e observe onde sua cabeça fechada pode levar seus negócios.

Assim como o Trader no mercado financeiro, eu estou aqui pra te mostrar que vender qualquer espaço que você tenha e comprar no digital, seu lucro – nesse caso, atenção – é certo. Estamos vivendo uma das maiores arbitragens da história dos negócios.

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Então, meu objetivo com este texto é mover uma pessoa, apenas uma, a tomar a decisão correta e começar a mapear suas ações para vencer agora e em 2023.

Estamos vivendo a era de ouro do empreendedorismo, o digital está só nascendo e as mídias sociais tem menos de 20 anos. Agora é a hora.

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