Relacionamento é ferramenta de vendas do século XXI

Relacionamento é a principal ferramenta de vendas que você precisa aplicar nos seus deals.

Ou seja, você pode ter a melhor estratégia, os melhores vendedores e a melhor equipe em seu negócio.

Mas eu te garanto: se você não focar em relacionamento, nenhuma ação vai te colocar no patamar que você deseja.

E quando eu falo em relacionamento, não estou falando apenas em saber se comunicar com outra pessoa. É claro que isso é importante.

Mas relacionamento para mim é você poder ser transparente e ter uma troca com outra pessoa, seja ele um grande empresário, ou o estagiário da sua empresa.

Hoje em dia, principalmente nas empresas que trabalham com digital, existem kpis, automações, dados e analytics para praticamente tudo. Principalmente para entender o comportamento do seu usuário.

Porém, de que adianta você ter todos os seus processos automatizados se você não consegue tirar o mesmo proveito que é possível no cara a cara?

No entanto, não estou dizendo que eles não são importantes. Os processos automatizados são extremamente importantes para que você consiga acelerar processos e trabalhar com inteligência.

Mas se você abre o sistema para ver o que o seu colaborador está entregando, mas não sabe nada sobre ele, como você vai entender se o seu funcionário está satisfeito com a sua posição que ocupa dentro da empresa?

Ou se você mapeou determinado cliente e já oferece os seus serviços sem saber do que ele realmente precisa, pode ter perdido uma venda que seria mais eficaz se você entendesse os problemas daquela pessoa.

E quais são os benefícios de um bom relacionamento?

Pega os hacks a seguir!

Relacionamento com os seus clientes

Quem me acompanha a um bom tempo já sabe que eu não saio empurrando os meus serviços logo de cara.

Isso é furada!

Antes de mais nada, eu preciso entender o que aquela pessoa precisa.

Quais são os problemas daquela pessoa? O que ela realmente está precisando?

Se você está falando mais sobre si e sobre a sua empresa durante uma reunião de negócios, você está fazendo errado.

Ouça o que o seu prospect tem a dizer. Verifique se o que ele precisa tem fit com aquilo que você pode entregar. Tenha empatia com aquela situação para oferecer o melhor caminho.

E principalmente: não tente fechar um negócio em apenas uma reunião.

Quem trabalha com o digital deve entender para ontem que estamos aqui para resolver os pepinos daquela pessoa.

E mais do que resolver pepinos, você precisa empoderar aquela pessoa para que ela consiga adotar para o seu negócio aquilo que você tem para ensinar.

Ou seja, é muito melhor você entender as demandas. Depois disso, construir uma estratégia. E a seguir, deixar o cliente acompanhar os processos.

Assim, além dele entender as suas estratégias, vai se sentir mais confortável com as ações que você irá tomar para o negócio dele.

E isso é possível através do relacionamento verdadeiro e 100% transparente.

Relacionamento com os seus colaboradores

Tem coisa pior do que colaborador que fica falando mal da sua empresa ou de você pelas costas?

E sabe por que isso acontece na maioria das vezes?

Porque você não está dando devida atenção àquela pessoa.

Ou seja, relacionamento entre líder, gestores e colaboradores precisa ser uma verdade.

E como fazer isso?

Primeiramente, deixe de lado o “bom dia, boa tarde e boa noite” mecânicos e realmente se envolva com aquele funcionário.

Entenda quais são as suas dores, quais são as motivações que fazem ele crescer dentro da sua empresa.

Colaboradores são direta ou indiretamente micro-influenciadores da sua marca.

Por isso, preste atenção naquilo que ele está passando para fora.

E você pode melhorar isso ao oferecer um bom ambiente de trabalho, fazer ele acreditar realmente naquilo que está fazendo dentro da sua empresa.

Além disso, baseie essa relação na transparência 100%. Seja com reuniões, conversas pessoais, entre outros.

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Para fazer você pensar: uma agência de publicidade está inserida na categoria serviços.

E serviço nada mais é do que servir.

Por isso, eu preciso servir aos meus funcionários, dar a eles aquilo que eles precisam para se sentirem bem no ambiente de trabalho. E assim eles poderão servir da melhor maneira os nossos clientes.

Pense um pouco sobre esses três parágrafos acima e analise como está a sua relação com os seus funcionários. ;)

Relacionamento com a sua audiência nas redes sociais

Muitos negócios utilizam as redes sociais mais para falar sobre si e menos para entender os anseios da sua audiência.

E é aí que está o erro.

As redes sociais são a porta de entrada para muitos negócios.

Mas não adianta apenas trazer o usuário para si. Você precisa engajar.

E como você consegue isso?

Você consegue atingir os seus objetivos nas redes sociais quando você retém a atenção daquele usuário.

E você só vai ter sucesso quando você entender no que você pode ser útil para ele.

Mais uma vez, você precisa ajudá-lo em algo específico. Não somente vender o seu produto.

E isso é feito através de um bom relacionamento, respondendo DMs, entendendo quais são as dúvidas e qual o tipo de conteúdo mais relevante para ele.

Relacionamento vai te ajudar a escalar o seu negócio

Quer saber mais o que eu penso sobre isso e o que está no meu DNA? Confira esse vlog:

  • Muito obrigado por ler! Eu acho fantástico que você tenha se importado o suficiente pra investir o seu tempo aqui.
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