Como promover cultura na empresa com o Instagram

Acredite ou não, minha equipe sabe quais são as minhas visões, os nossos rumos, aquilo que está dando certo e aquilo que precisa ser otimizado. Todos os dias, o tempo todo.

Isso faz com que eles se sintam parte de um todo, que é a Avellar Media, e esse “contexto” os empodera para tomar decisões na hora que são confrontados com a complexidade natural de um negócio que cresce muito. Isso faz toda a diferença.

Acredito que essa questão norteia todo o processo de escala dentro de uma empresa.

Por isso, transmitir os valores, ponto de vista e as suas crenças para o seu time deve ser uma peça fundamental para a empresa crescer.

Quando o time entende a visão do CEO, é muito mais fácil ele tomar decisões em momentos de incerteza.

E é disso que eu vou tratar hoje: como transmitir a cultura da empresa quando você não está mais presente individualmente ao lado de cada um, seja porque seu negócio cresceu ou porque seu papel é estar fora do escritório mexendo as peças do tabuleiro da sua indústria.

No final do texto você vai conferir um uma estratégia que eu decidi adotar aqui na Avellar Media. Não conheço ninguém no mundo que esteja executando essa estratégia.

Dificuldade em transmitir cultura em empresas maiores

Se a sua empresa é pequena, com todos trabalhando no mesmo ambiente, é muito mais fácil acompanhar o dia a dia da liderança. Isso gera sinergia de ideias.

No entanto, se a sua empresa já é maior, possui equipes em outras cidades e a presença no escritório se torna escassa, devido a agendas externas, é muito mais difícil transmitir esses valores.

Por exemplo, se você tem mais de 50 funcionários (o que ainda é uma empresa pequena) e uma agenda que impede o contato diário com todos, transmitir esses valores é difícil. Imagine em uma companhia que possui 1 mil, 10 mil, 20 mil … 100 mil pessoas.

É isso que me fez adotar a estratégia que utilizamos hoje na Avellar Media e que vocês verão neste post.

Como a Avellar Media opera hoje

A Avellar Media é uma empresa que em 9 meses teve um crescimento meteórico. No nosso escritório do Rio de Janeiro, somos mais de 50 pessoas.

Além disso, temos equipes em São Paulo e em Santa Catarina, freelancers, entre outros.

E mais: há algum tempo já trabalhamos com a força de trabalho descentralizada.

Ou seja, implementamos o home office para grande parte da nossa equipe que possui funções que podem ser feitas em qualquer lugar.

Dessa forma, eles têm mais qualidade de vida e liberdade para trabalhar, em vez de ficar horas presos em um ônibus, por exemplo.

E mesmo com essa parcela do time descentralizada, eu busco a todo o momento que eles também participem de todos os processos da empresa.

Somado a isso, a minha agenda nos últimos tempos tem sido muito mais fora do escritório do que dentro. São viagens, reunião com clientes, palestras, participações em podcasts e canais de outros influenciadores, entre outros.

E isso fez com que eu sentisse falta de transmitir da minha boca para todo mundo da minha equipe o que eu estou sentindo, ou para onde estamos indo. Aquilo que eu sempre me dediquei a fazer.

Como eu posso me aproximar do meu time mesmo estando distante e garantir que todos estão alinhados com os meus valores e o momento em que a empresa está vivendo?

Por isso, no momento em que estamos vivendo na Avellar Media hoje, fiquei me questionando como transmitir as nossas conquistas, como engajar a minha equipe e fazer com que eles se sintam parte fundamental da empresa.

Exemplos de como promover cultura que não funcionam mais

Se você trabalha em uma multinacional, com mais de 250 mil funcionários, provavelmente você nunca conversou com o dirigente da sua empresa.

Você deve ter um gestor, que responde ao gerente, que responde ao head, que responde a um CMO, que responde ao CEO, entre outros.

Ou seja, são muitas camadas para você entender a visão de mundo do líder da sua empresa.

E mesmo com milhares de eventos para reforçar a cultura da empresa, é um grande desafio que ela não se dilua com o tempo.

Por exemplo, em algumas empresas grandes, o diretor faz uma reunião semanal por Skype com o seu time e abre um espaço para eles fazerem perguntas.

Ou esse diretor escreve um comunicado que é transmitido via e-mail ou intranet para os seus funcionários.

Esse tipo de comunicação é extremamente top-down e não permite que cada pessoa exponha as suas dúvidas e insatisfações. Não existe uma atmosfera segura para feedback, e sim, politicagem.

E na boa… uma reunião por semana para mim é muito pouco para cuidar do elemento mais importante de qualquer empresa… PESSOAS.

Essa é uma grande dificuldade que, mesmo com toda a tecnologia necessária, pode deixar algumas pessoas defasadas de todos os conhecimentos e visão de mundo do diretor.

No meu caso, eu sinto falta de transmitir esses valores em tempo real.

E foi aí que eu decidi adotar uma estratégia inédita com o meu time.

Promovendo a cultura com o Instagram

E nessa minha saga incansável para cobrir esse gap, comecei a ventilar algumas opções para tornar esse processo mais dinâmico.

Por isso, pesquisei o que os principais diretores de tech do mundo estavam fazendo. Mesmo assim, ainda não tinha achado o modelo ideal, que ressoasse com a cultura da Avellar Media e a minha visão.

Como criar um mecanismo de transmissão de informação em tempo real para toda a empresa que desse a opção de interação?

No meu ponto de vista, as pessoas do meu time precisam beber na fonte todos os dias e o tempo todo para se sentir engajado.

E em uma noite, às 3 da manhã, em meio a uma insonia, me veio o estalo. Anotei no meu notebook, voltei dormir e no dia seguinte botei em prática.

Acredite ou não, essa estratégia é o melhores amigos (close friends) do Instagram!

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Documentando o meu dia a dia com a ferramenta melhores amigos do Instagram

Como muitos de vocês já sabem, eu sou um usuário assíduo do Instagram Stories.

Então, por que não utilizar uma ferramenta que tanto eu, quanto o meu time domina tão bem para ter uma interação diária?

Por isso, comecei a utilizar a ferramenta melhores amigos do Instagram para disseminar a minha visão para o meu time.

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Ou seja, com essa ferramenta, eles conseguem ver o que eu estou fazendo fora da empresa em tempo real, acompanham o meu dia a dia e ainda podem interagir comigo, de onde quer que eu esteja.

Se com o Instagram Stories eu documento o meu cotidiano para fora, com o close friends eu consigo transmitir com exclusividade as informações para dentro.

Dessa forma, se eu tenho alguma informação que não posso divulgar com os meus seguidores, como os resultados de uma reunião, por exemplo, mas quero compartilhar o mais rápido possível com a minha equipe, posso sair dessa reunião e já transmitir para eles os resultados.

Interagindo com o meu time com o close friends

Assim que eu implementei a ferramenta com a minha equipe, consegui resultados expressivos de interação e engajamento.

Ou seja, o meu time pode ver a Avellar Media pelos meus olhos estando em qualquer lugar com Internet.

Se eu estiver fora do escritório, não preciso alugar uma sala para abrir o Skype. Se eu preciso comunicar alguma informação com antecedência, não preciso escrever um texto para só depois poder postar em uma intranet. E ainda não ter a certeza de que todos leram e entenderam.

O dinamismo do close friends é sensacional. E isso também diz respeito à rapidez que o meu time pode entrar em contato comigo.

Com o close friends eles podem enviar perguntas, podem me marcar, interagir nos stories, e até pedir para eu explorar algum assunto em tempo real.

Assim, consegui chegar a um nível de alinhamento da empresa muito melhor do que com qualquer outra ferramenta que já utilizamos.

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Minhas previsões para os próximos anos

A Avellar Media é a única empresa no mundo em que o CEO tem um canal direto de informações com base diária com o SEU TIME.

No momento, estou evoluindo essa estratégia com a minha equipe.

Mas posso te garantir que daqui a 5 anos essa vai se tornar uma prática constante entre lideranças para comunicar os valores da empresa direto de suas bocas para a sua equipe. Seja no instagram ou na próxima plataforma.

Cultura é o que me move

Não tenho dúvidas de que ela é grande parte do sucesso de qualquer empresa. Por isso, é importante estar atento às oportunidades para ter o seu time engajado, alinhado e comprado no propósito coletivo.

Quando todos estão alinhados, qualquer decisão importante é tomada da melhor maneira para o crescimento da sua empresa.

Close friends na prática

Produzi um vlog mostrando como eu aplico o close friends na prática com o meu time. Aproveite para conferir e se inscrever no meu canal do Youtube:

Fique de olho que em breve trago mais novidades sobre essa estratégia ;)

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