Porque toda celebridade precisa ter um canal no YouTube

(Clique no player acima ☝ para o ouvir a narração do meu post! Depois fale pra mim o que achou dessa experiência.)

 

Se você fosse um mega astro do cinema e da música, com contrato assinado pra blockbusters de orçamentos milionários, teria a necessidade de ainda investir tempo em um canal de YouTube?

Pois é. Will Smith, detentor de uma das carreiras mais consolidadas da história de Hollywood, chegou no sapatinho ao YouTube onde não era ninguém.

Com meses de dedicação à plataforma, o eterno Maluco do Pedaço virou um Youtuber daqueles.

Seu canal já tem cerca de 2 milhões de inscritos e um de seus vídeos chegou a marca de mais de 9 milhões de views.

Mas o que o Will Smith foi fazer no YouTube? E o mais curioso: por quê?

Vá aonde a atenção das pessoas está

O motivo que levou o Will Smith a migrar para o YouTube é simples: a atenção das pessoas também migrou.

A atenção não está mais na Tv ou nas outras mídias tradicionais.

Cerca de 82% dos brasileiros consideram que a internet é mais importante do que a Tv.

Até mesmo as pessoas que ainda assistem Tv fazem isso em conjunto com o celular. Sabe aquela espiadinha no Instagram enquanto rolam os comerciais? É isso.

As grandes empresas já perceberam isso e cada vez mais investem nos seus próprios canais no YouTube e outras plataformas sociais.

Nos mais jovens essa mudança é ainda mais drástica. Definitivamente os millennials não assistem Tv.

Aonde está a atenção das pessoas

A atenção das pessoas que nasceram ou cresceram nessa virada de milênio está nos dispositivos móveis.

Recentemente, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulgou estudo em que aponta que até a produção audiovisual migrou e esvaziou a Tv.

Hoje, os programas de maior audiência estão no YouTube. Quem tem mais influência, um ator do Porta dos Fundos ou do Zorra Total?

Porque você acha que a Globo criou a sua própria plataforma de streaming?

Daqui 10 ou 15 anos a Tv como conhecemos vai perder completamente a sua relevância e quem não tiver feito esse shift vai se dar mal.

É por isso que o Will Smith e diversos outros astros estão caindo de cabeça no YouTube.

Eles não querem sair correndo atrás do prejuízo. Sabem que ao se posicionarem agora no começo terão maiores chances de vencer nesse novo cenário.

Porque toda figura pública precisa ter um canal no YouTube

Dwayne Johnson. Um dos 3 atores mais bem pagos do cinema mundial.

Volta e meia é o número 1. Afinal, ele é o The Rock.

Dwayne “The Rock” Johnson também é uma estrela que meteu a cara no YouTube.

Um dos atores mais requisitados da atualidade também tem o seu próprio canal no YouTube, com programas e outros conteúdos exclusivamente feitos para a plataforma.

Isso é cada vez mais comum e necessário. Você também deve estar se perguntando…

O que faz astros como Will Smith e The Rock colocarem a cara no YouTube?

Se você é uma celebridade e investe seu tempo no YouTube, meus parabéns. Você reconhece a mudança que estamos passando.

Mas, agora, se você é uma atriz, ator, músico, escritor, jornalista ou qualquer tipo de figura pública de grande ou pequeno porte e não investe na sua marca pessoal no YouTube, tenho que te dizer…

Você está caminhando de forma bizarra pra direção oposta

Isso pode significar um recomeço, continuidade ou o fim da sua figura pública. Você pode escolher qualquer uma desses caminhos.

Você sabe de onde vem o seu ganha pão. Cabe a você saber aonde quer e pode chegar. E eu te digo.

Sem sombra de dúvidas, o YouTube é uma excelente opção para você continuar ou recomeçar a sua carreira.

Porque o YouTube é tão importante

O YouTube tem cerca de 100 milhões de usuários mensais só no Brasil. Youtubers têm um alcance muito superior a maioria dos canais de Tv.

A própria Tv reconhece isso. Recentemente, atrizes brasileiras chegaram a ter seus nomes recusados por não terem marcas pessoais consolidadas na internet.

A parada é que tudo mudou.

A internet, os dispositivos móveis e as mídias sociais mudaram esse jogo.

A Tv está tendo que se reinventar para continuar tendo uma mínima atenção das pessoas.

É no mobile que a atenção está.

O celular que com certeza você está usando pra ler este texto é um dos responsáveis. E o YouTube é uma das plataformas ideais para aproveitar toda essa atenção.

youtube televisão

O caso de amor entre o brasileiro e o YouTube

O brasileiro é apaixonado por internet. Você sabe. Você também passa mais de 4 horas por dia com essa telinha na sua cara.

Essa é a média de permanência do brasileiro na internet apenas no celular.

Boa parte desse tempo você passa fazendo pesquisas. O principal buscador é o Google e o segundo é o YouTube.

Isso explica porque os 100 milhões de usuários mensais que o YouTube tem apenas no Brasil.

É essa a atenção que você está ignorando.

Um puta exemplo de celebridade que sabe usar as plataformas sociais é a Giovanna Ewbank.

A mãe da Títi é uma verdadeira estrela do YouTube.

Com todas mídias sociais que trabalha acumula a atenção de cerca de 16 milhões de pessoas. Simplesmente uma aberração. Gênia.

Hoje, o seu canal GIOH tem quase 3 milhões de inscritos.

No vídeo manifesto que a Giovanna usa para apresentar o seu canal, ela diz…

“A muito tempo que eu tenho vontade de me expressar mais, mostrar para as pessoas a minha essência, as minhas curiosidades, medos, manias, paixões. Mas pra isso ser muito verdadeiro, só eu posso falar por mim.”

Achei isso genial. É justamente o ponto certo para fazer com que todo artista encare de peito aberto o YouTube.

É a sua oportunidade

Chegou a sua vez de colocar a sua voz para todo mundo ouvir. O poder disso é algo fantástico. É isso que todo mundo quer.

Falar. Colocar pra fora. Escrever os seus próprios roteiros. Dirigir sua própria equipe. Fazer alguma coisa que deixe a sua marca no mundo.

E ainda de quebra, ganhar uma boa grana fazendo o que gosta.

O novo modelo de negócios é baseado na atenção

Agora, a marca vem antes dos business. Com a atenção das pessoas você pode fazer o que quiser.

Além de se divertir com algo que gosta de fazer, você pode usar a atenção que conquistou para tudo o que quiser.

A Giovanna Ewbank usa a atenção que ela tem para estrelar campanhas publicitárias e humanitárias. Ela ainda reverte isso para os seus negócios.

Um bom exemplo dessa dinâmica é o Espaço GIOH. Esse é nome do salão de beleza da Giovanna Ewbank.

“Coincidentemente” é o nome do seu canal no YouTube. 😉 Mas o que tem de novo modelo de negócio em um espaço de beleza?

É evidente que existem outros salões, mas o poder da marca dela é muito superior. A marca pessoal da Giovanna vem muito antes de qualquer serviço que ela oferece.

Hoje em dia você tem várias pessoas que criam a marca e depois o business.

Quando você tem um branding forte a flexibilidade é maior

Você não tem só um super espaço de beleza. É o espaço de beleza de alguém que, antes de tudo, te conquistou por outros motivos.

Conquistou essa atenção pelo conteúdo, jeito de ser e tem autoridade para fazer o que faz.

O grande lance da atenção está em mover as pessoas pela gratidão.

Sou fascinado pela ideia de você gerar tanto valor para alguém que essa pessoa vai bolar qualquer pretexto para retribuir de alguma maneira.

É o mesmo que acontece quando um amigo ou colega de trabalho te faz um favor mesmo sem você ter pedido nada. Você se sente motivado a ajudar aquela pessoa a fazer alguma coisa.

Essa troca é maravilhosa. Não estou falando de compra ou venda de produtos e serviços. É gratidão. É troca. É relacionamento.

mindset empreendedorismo

Você só consegue isso quando tem a atenção das pessoas

Mas para você conseguir a atenção das pessoas é preciso entender a urgência desse momento.

Não quero que você termine de ler esse texto sem ter a certeza de que investir boa parte do seu tempo nas plataformas sociais é realmente uma urgência.

Não dá esperar sentado enquanto todo mundo corre na sua frente.

Fernanda Souza, Celso Portiolli, Will Smith, The Rock, Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso, Mirella Santos, Yasmin Brunet, Lua Blanco e Sophia Abrahão tem seus próprios canais.

Eles estão lá conquistando milhares de pessoas. Eles são as suas próprias empresas de mídia.

Eles entenderam que o YouTube é uma ferramenta maravilhosa para enfrentar as mudanças que aterrorizam os mais nostálgicos.

Você pode ridicularizar os YouTubers, mas, para não ficar em um só puta exemplo, temos a Kéfera Buchmann.

A Kéfera tornou seu sonho de ser atriz uma realidade através do YouTube.

Hoje, ela já estrelou 4 filmes no cinema, não para de vender livros e foi eleita pela Forbes como uma das jovens mais promissoras do país.

Que outra atriz conseguiria isso ao longo de sua carreira a 10 ou 20 anos atrás?

Adeus ao romantismo

Enquanto você se apega ao romantismo de como as coisas eram, perde uma oportunidade gigantesca.

As mídias sociais são um futuro bem presente. E a atenção que as pessoas colocam no celular é a moeda que fará você sobreviver ao fim de uma era.

Mas o melhor de tudo é que…

Você tem tudo o que precisa para arrebentar no YouTube literalmente ao alcance da sua mão.

Aponte o celular pra sua cara e comece a fazer o seu próprio conteúdo.

  • Muito obrigado por ler! Eu acho fantástico que você tenha se importado o suficiente pra investir o seu tempo aqui.
  • Se alguma coisa nesse artigo ressoou contigo, ou se você acha que alguém que você conhece vai se beneficiar de passar um olho nessas palavras, envia pra ele ou compartilha com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo não deixe de me seguir no Instagram e no Facebook. Você vai poder espiar o dia a dia de alguém que está na jornada de construir suas empresas e ser melhor a cada dia.
  • Também tenho um programa de perguntas e respostas no YouTube e um Vlog no qual você pode acompanhar o meu dia a dia de empreendedor e de triatleta apaixonado.
  • Vamo que vamo!