PORQUE EU DERRUBEI TODAS AS PAREDES DA MINHA EMPRESA

Tenho sido muito bem sucedido em lançar novos negócios. Mas negócios que ganham dinheiro de verdade, não start-ups que perdem dinheiro mês após mês, ano após ano.

Enfim, seja qual for qual for a iniciativa, uma coisa sempre foi muito clara pra mim.

EU NUNCA VI UMA INICIATIVA VENCEDORA QUE NÃO DEPENDESSE MASSIVAMENTE DE PESSOAS.

Esquece esse papo de tecnologia, de processo bem estruturado, escalabilidade, de estratégia, tudo isso é consequência. Quanto mais no início, mais a iniciativa vai depender de gente, de cultura, e da forma com que elas vão executar o que foi definido.

Agora, o que isso tudo tem a ver com derrubar as paredes da empresa?

Eu acho que as pessoas não entendem. Um verdadeiro líder de uma organização, de um grupo, de um negócio deve resolver problemas.

Meu business é apagar incêndios. E eu sou um bombeiro foda. Não deixo o menor foco de incêndio se alastrar.

Por isso preciso saber o que está acontecendo no meu prédio. Essa é a razão pela qual lidero uma empresa sem paredes.

E sem portas. Nossas salas de reunião literalmente não têm portas. Isso é imperativo pro meu sucesso.

Se eu não ouvir cada membro do meu time, tudo de relevante que têm a dizer, então nunca terei noção de como minha empresa funciona.

Seja positivo ou negativo, preciso saber. Não é microgerenciarÉ saber.

A maioria desproporcional dos empreendedores vai perder porque com o tempo vai se transformar em um líder de números, um gestor de CRM, um gestor de planilhas. Perde totalmente a noção do que acontece no seu ambiente…

…VAI PARAR DE SUJAR AS MÃOS… VAI FICAR “CHIQUE”.

Qualquer líder que esteja executando uma estratégia saudável, focada no longo prazo, deve saber o que está acontecendo no front com as suas pessoas.

Comigo é assim: não importa se você é um estagiário ou o segundo no comando. Se você tem um problema ou uma ideia, eu quero saber.

Entendo que as melhores ideias e as melhores soluções para os problemas vão vir de quem vive aquela merda todos os dias.

Não espere nada de alguém que analisa projeções e senta em uma sala de reunião para debater o futuro da companhia.

Acredito com toda força que essa filosofia me serviu demais ao longo da minha jornada. E vai te ajudar também.

Quando você lidera com esse nível de abertura, você passa a ter uma nova perspectiva sobre as coisas. E perspectiva é tudo. Você passa a ter ideias em escala, porque o ambiente onde você opera se torna realmente multidisciplinar.

O CFO sentado do lado do estagiário de vendas, que senta do lado do cara de marketing gera contexto, e CONTEXTO VENCE.

Contexto gera compreensão, compreensão gera decisões corretas, e a falta de falhas gera velocidade…

…E VELOCIDADE VENCE!

Pessoas de alta performance e talentosas tem resultados muito melhores se tiverem a oportunidade de entender o contexto no qual estão operando.

Não acredito que se possa ganhar no empreendedorismo sem ter o time certo, a equipe adequada e capacitada a desempenhar seu papel.

Mas entenda que as ideias podem vir de qualquer lugar. Por isso um escritório sem paredes e uma cultura de abertura são uma forma orgânica de instaurar uma cultura de inovação.

Obviamente você pode ter uma empresa que não faça nada disso e funcione por seis meses, mas durante um período de 10, 20 e 30 anos, não existe outra estratégia. Ela não vai suportar.
Não no mundo rápido e dinâmico que vivemos hoje.

Tem uma coisa por aí chamada internet. Não sei se você percebeu, mas ela mudou tudo.

A razão pela qual temos uma taxa de rotatividade desproporcionalmente baixa é porque executo nesta filosofia.

Faço com que o diálogo aberto seja acessível a todos. Internamente chamamos nossa cultura de Hierarquia das Boas Ideias.

Sou obcecado por abertura, por franqueza. Nunca enfatizei nada diferente pro meu time… e sou orgulhoso pra caralho da cultura que construímos aqui.

Toda organização seria muito mais rápida se todos confiassem em todos.

É isso que pratico com a minha galera. Se vai dar certo, só o tempo dirá. Mas ele já está me dando um bom sinal.

 

  • Muito obrigado por ler! Eu acho fantástico que você tenha se importado o suficiente pra investir o seu tempo aqui.
  • Se alguma coisa nesse artigo ressoou contigo, ou se você acha que alguém que você conhece vai se beneficiar de passar um olho nessas palavras, envia pra ele ou compartilha com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo não deixe de me seguir no instagram e no facebook. Você vai poder espiar o dia a dia de alguém que está na jornada de construir suas empresas e ser melhor a cada dia.
  • Também tenho um programa de perguntas e respostas no YouTube.
  • Vamo que vamo!