A importância do conhecimento na Indústria da Cannabis
av_timer 11 min
Empreendedorismo é muito mais do que uma posição, um título ou um cargo qualquer.
Empreendedorismo é um mindset, uma mentalidade moldada para o desenvolvimento de um negócio ou ideal.
Empreendedorismo diz muito sobre a sua postura diante dos seus objetivos; e mais ainda sobre o quanto você está disposto a lutar para tornar tudo isso possível.
Empreender diz respeito a uma coisa que eu sou completamente fascinado que é: obsessão.
Se você é obcecado por determinado objetivo de vida, você vai conseguir.
Isso é empreendedorismo puro.
Você pode empreender dentro de uma organização.
Você pode empreender por conta própria.
Ou você pode até não dar a mínima para o empreendedorismo.
Mas com certeza você é ou tem um chefe, não é verdade?!
Ser um chefe ou ser um líder significa dar a cara a tapa, literalmente. É a mulher ou o homem que está na linha de frente. É aquele que está liderando uma equipe, o responsável por dizer: sim, não, agora, rápido, atenção, chega!
O líder é fundamentalmente um tomador de decisão.
Ao tomar uma decisão, você assume uma responsabilidade.
Quando o seu chefe tomou uma decisão errada e fez merda, significa que já passou o momento de você chamar a atenção dele. Você nem tem mais esse direito e muito menos de lançar aquele típico: “eu avisei”.
Isso é inadmissível!
Em toda organização saudável você vai ter sempre um momento oportuno no qual a sua opinião sobre determinado assunto será extremamente bem-vinda. 0K. É isso. A sua opinião só não será bem-vinda quando esse momento já tiver passado: quando o chefe tiver feito merda!
Se você achava que ia dar errado você tinha a obrigação de se posicionar com antecedência. Sempre com dados que ajudem o seu chefe a tomar a melhor decisão. Não seja você o merdinha que fala “eu te disse que ia dar errado”.
Mesmo que você tenha levantado a voz ou a mão na hora do ideation e exposto a sua divergência a respeito da decisão que estava sendo tomada.
A decisão é do coletivo, mesmo o líder sendo aquele que bate o martelo.
O papel do líder é angariar todo o feedback útil produzido por sua equipe e assim tomar a decisão. Uma vez que a decisão foi tomada e executa, não há mais o que fazer.
Não tem como voltar no tempo!
Se a decisão foi uma completa merda, não tem jeito: é hora de limpar a cagada. O time tem a obrigação de dar o suporte para o seu chefe e fazer com que o pensamento seja para resolver o problema gerado.
Remoer o erro é errar mais uma vez. Você deve ajudar o seu líder a acertar. O sucesso dele faz parte do seu sucesso também. Isso é ter uma mentalidade empreendedora.
A outra decisão errônea já passou. Já era! É para frente que deve estar o olhar de quem quer vencer.
Olhar para trás é coisa de perdedor, de quem não tem coragem de dar a cara a tapa e se entregar de corpo e alma mais uma vez para alcançar os seus objetivos.
Esse texto de hoje partiu de uma pergunta que eu respondi no meu #MentalityShow.
av_timer 11 min
av_timer 11 min