O QUE FAZER QUANDO SEU CHEFE FAZ MERDA

Empreendedorismo é muito mais do que uma posição, um título ou um cargo qualquer.

Empreendedorismo é um mindset, uma mentalidade moldada para o desenvolvimento de um negócio ou ideal.

Empreendedorismo diz muito sobre a sua postura diante dos seus objetivos; e mais ainda sobre o quanto você está disposto a lutar para tornar tudo isso possível.

Empreender diz respeito a uma coisa que eu sou completamente fascinado que é: obsessão.

Se você é obcecado por determinado objetivo de vida, você vai conseguir.

Isso é empreendedorismo puro.

Você pode empreender dentro de uma organização.

Você pode empreender por conta própria.

Ou você pode até não dar a mínima para o empreendedorismo.

Mas com certeza você é ou tem um chefe, não é verdade?!

Ser um chefe ou ser um líder significa dar a cara a tapa, literalmente. É a mulher ou o homem que está na linha de frente. É aquele que está liderando uma equipe, o responsável por dizer: sim, não, agora, rápido, atenção, chega!

O líder é fundamentalmente um tomador de decisão.

Ao tomar uma decisão, você assume uma responsabilidade.

Quando o seu chefe tomou uma decisão errada e fez merda, significa que já passou o momento de você chamar a atenção dele. Você nem tem mais esse direito e muito menos de lançar aquele típico: “eu avisei”.

Isso é inadmissível!

Em toda organização saudável você vai ter sempre um momento oportuno no qual a sua opinião sobre determinado assunto será extremamente bem-vinda. 0K. É isso. A sua opinião só não será bem-vinda quando esse momento já tiver passado: quando o chefe tiver feito merda!

Se você achava que ia dar errado você tinha a obrigação de se posicionar com antecedência. Sempre com dados que ajudem o seu chefe a tomar a melhor decisão. Não seja você o merdinha que fala “eu te disse que ia dar errado”.

Mesmo que você tenha levantado a voz ou a mão na hora do ideation e exposto a sua divergência a respeito da decisão que estava sendo tomada.

A decisão é do coletivo, mesmo o líder sendo aquele que bate o martelo.

O papel do líder é angariar todo o feedback útil produzido por sua equipe e assim tomar a decisão. Uma vez que a decisão foi tomada e executa, não há mais o que fazer.

Não tem como voltar no tempo!

Se a decisão foi uma completa merda, não tem jeito: é hora de limpar a cagada. O time tem a obrigação de dar o suporte para o seu chefe e fazer com que o pensamento seja para resolver o problema gerado.

Remoer o erro é errar mais uma vez. Você deve ajudar o seu líder a acertar. O sucesso dele faz parte do seu sucesso também. Isso é ter uma mentalidade empreendedora.

A outra decisão errônea já passou. Já era! É para frente que deve estar o olhar de quem quer vencer.

Olhar para trás é coisa de perdedor, de quem não tem coragem de dar a cara a tapa e se entregar de corpo e alma mais uma vez para alcançar os seus objetivos.

Esse texto de hoje partiu de uma pergunta que eu respondi no meu #MentalityShow.

  • Muito obrigado por ler! Eu acho fantástico que você tenha se importado o suficiente pra investir o seu tempo aqui.
  • Se alguma coisa nesse artigo ressoou contigo, ou se você acha que alguém que você conhece vai se beneficiar de passar um olho nessas palavras, envia pra ele ou compartilha com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo não deixe de me seguir no instagram e no facebook. Você vai poder espiar o dia a dia de alguém que está na jornada de construir suas empresas e ser melhor a cada dia.
  • Também tenho um programa de perguntas e respostas no YouTube.
  • Vamo que vamo!