LIVES nas mídias sociais – Tudo que você precisa saber pra arrebentar

 

(Clique no player acima ☝ para o ouvir a narração do meu post! Depois fale pra mim o que achou dessa experiência).

 

 

Acabei de chegar no escritório e tive que vir correndo aqui escrever essas palavras.

Vim de Uber e, como de costume, fiz uma live no Instagram.

Sempre aproveito todo o meu “tempo livre” para produzir conteúdo. Isso faz parte de um dos pilares da tese de produção de conteúdo que eu defendo.

Mas o que mais me fascinou e me deu uma puta epifania é que…

Eu consegui com um clique e zero de produção alcançar uma plateia de mais de 2500 pessoas.

Já pensou? Mais de 2500 pessoas interessadas e interagindo loucamente com o seu conteúdo. E o melhor de tudo de maneira espontânea.

Para você ter uma ideia do poder de um live nas mídias sociais, imagine o trabalho que seria colocar esse tanto de gente dentro de um auditório. É. Pois é. Não seria nada fácil.

Eu mesmo teria um puta trabalho pra conseguir isso. E é justamente por isso que acho bizarro quando vejo pessoas e empresas torcendo o nariz para as mídias sociais.

Cara, viver esse saudosismo de como as coisas eram literalmente não vai te levar a nada.

Lives são o caminho

Já falei sobre as principais plataformas sociais, sobre atenção e sobre marca pessoal.

Hoje, quero que falar sobre a live. É. Isso mesmo. As transmissões ao vivo estão dominando as mídias sociais.

Se você é um usuário atento das mídias sociais, provavelmente já viu seus amigos e influenciadores digitais favoritos realizando vídeos em tempo real.

Quase todas as mídias sociais disponibilizam a transmissão de vídeos ao vivo. E você precisa aproveitar bem essa ferramenta super poderosa.

O trabalho que você teriam para alcançar 500, 1000, 3000, 10000 pessoas praticamente acabou.

Agora, de forma instantânea, você consegue esse alcance com uma live. Basta um clique e você está diante de milhares de pessoas.

Mas para alcançar isso…

Você precisa ter uma audiência

Ter a atenção das pessoas e construir uma boa audiência é o novo modelo de negócios.

Quando você trabalha para construir uma verdadeira comunidade em torno do seu nome ou da sua marca, sempre sai ganhando. E com a ajuda das lives isso é fundamental.

A live que você faz chega a ter um nível de engajamento duas vezes maior em relação à média dos outros formatos de publicação (links, imagens, outros vídeos etc.).

via GIPHY

Porque apostar nas lives

Engajamento é algo fundamental em qualquer estratégia digital hoje em dia. Não falo apenas de números.

Curtidas, compartilhamentos e comentários não dizem tudo sobre a sua reputação online. Adoro a tese em torno do conceito de que números não contam tanto.

Autoridade e reconhecimento de marca não é algo que você possa medir facilmente. E, na sua conta final, são elementos imprescindíveis.

As lives podem ser usadas em uma série de situações.

Você pode usá-las para promover seu webinário ou produto, compartilhar conhecimento, atualizar seus seguidores ou até mesmo para mostrar um pouco da sua própria rotina ou do seu negócio.

Apostar na lives é fundamental porque é lá que está o engajamento constrói a sua audiência.

Você consegue falar com várias pessoas, em diversos cantos do país ou mesmo do mundo. É algo sem precedentes.

Ter esse contato direto com o seu público através das lives pode ser o elemento que está faltando na sua estratégia digital.

via GIPHY

O que fazer em uma live

Vejo 2 maneiras básicas de usar as lives nas suas mídias sociais. Você pode fazer palestras ou bate-papos.

Quando você faz palestra é algo mais unilateral. Você passa sua mensagem e pronto. A sua audiência é apenas uma plateia ouvinte.

No máximo você abre para fazer perguntas ao final do seu discurso. É um formato excelente quando você quer crescer como um palestrante ou transmitir conhecimento.

Se você tem uma empresa que precisa educar o mercado sobre o seu produto ou serviço, essa é a estratégia ideal. O único porém desse formato é a preparação.

Você precisa estar bem preparado para fazer um conteúdo interessante sobre o seu produto ou serviço. Você não vai falar diretamente sobre o seu ferro de passar, vai fazer uma live sobre a vida de solteiro, por exemplo.

Criatividade ainda é uma variável fundamental. Mas não é algo imprescindível.

Você pode usar o conhecimento que tem e fazer um programa mas simples.

via GIPHY

Faça um Q&A

Os programas de perguntas e respostas fazem sucesso em todo o mundo. Basta você ligar a live e deixarem as pessoas perguntarem.

Todo mundo adora ouvir o ponto de vista de alguém em quem confia. Você vai ser essa pessoa.

Você pode fazer blocos específicos sobre os temas que domina ou mesmo abrir para perguntas pessoais. Tudo depende do seu objetivo.

Agora, se você tem uma empresa, uma live de dúvidas dos clientes é fundamental.

Traga um especialista pra falar na sua live. Faça parceria com outras marcas ou influenciadores. Minhas cabeça fica fervilhando de ideias.

Basta você ter seu objetivo em mente e produzir um conteúdo útil para as pessoas.

Uma nova forma de anunciar o seu produto

O modelo de negócio que mais vem crescendo ultimamente é aquele que começa captando a atenção das pessoas, construindo um audiência engajada e só depois oferece um produto ou serviço.

Você usa a sua marca pessoal para gerar valor para as pessoas e só depois oferece meios de monetizar a atenção conquistada.

É uma estratégia que dá muito certo, porque você não tem mais clientes, mas sim fãs.

Nessa dinâmica de negócios…

As lives tem um papel primordial para a construção, aumento e manutenção de audiência.

Até mesmo as grandes marcas já acordaram pra isso. É o caso do…

Lançamento do IGTV

Veja só a parada bizarra que aconteceu no lançamento do IGTV. Eles transmitiram o lançamento da mais nova plataforma do Instagram em uma live no… YouTube.

O anúncio foi feito em um evento em São Francisco, na Califórnia, e transmitido ao vivo por diversos canais no YouTube, sua concorrente direta.

Mas esse o uso eficiente das lives não é exclusividade do IG.

A Apple ano após ano vem realizando lives de seus eventos. Assim, mais do que apenas à imprensa e à crítica especializada, a marca consegue fazer com que o mundo inteiro tenha acesso em tempo real aos seus lançamentos.

Trata-se de uma estratégia aparentemente simples (gravar e transmitir os lançamentos), mas que potencializa o buzz, curiosidade e interesse em torno dos seus produtos.

via GIPHY

A LIVE é a sua nova ferramenta de negócio

O Facebook Live ainda é uma funcionalidade relativamente nova, e por isso poucas marcas têm aproveitado suas vantagens e incluído este formato na sua estratégia.

Portanto, fazer transmissões ao vivo pode se tornar um diferencial e uma vantagem competitiva para sua empresa caso você decida começar agora.

Você já sabe que as mídias sociais são os principais canais de comunicação da história da humanidade. Agora, você só precisa atacar cada uma das possibilidades que elas te disponibilizam.

Para você ter noção…

80% das contas seguem uma empresa no Instagram, sendo que 60% das pessoas dizem descobrir novos produtos nessa mídia social.

Só o Stories, onde são publicadas as lives no Instagram, já alcançou 300 milhões de usuários diários.

Para completar as métricas, 1/3 dos Stories mais vistos é feito por empresas. Isso é real.

A barra de Stories do seu Instagram é uma verdadeira vitrine. É o lugar onde você pode interagir em tempo real com a sua audiência.

Lives servem para qualquer negócio

Quer ver eu te provar que as lives se encaixam em qualquer estratégia de marketing.

Olhe para o seu negócio ou para a sua marca pessoal. Observe as nuances do que você faz.

Fez isso? Então agora que tal gravar uma live sobre os seus bastidores?

Se você é como eu e a maioria dos seres humanos com certeza gosta de ver o que acontece por trás das câmeras.

Cara, aproveite a curiosidade das pessoas e mostre o seu cotidiano. Mostre a sua família. Mostre quem faz o seu negócio rodar. Dê espaço para aquele seu funcionário mais engraçado falar. Mostre o ambiente de trabalho descontraído onde você passa boa parte do seu dia. Mostre como alguém será bem recebido ao chegar na sua loja. É isso.

live marca pessoal carlinhos maia

Já para o lado das marcas pessoais, tenho o exemplo do Carlinhos Maia. O cara é simplesmente hilário.

Não tem como não se divertir nas lives que ele faz. Todo o conteúdo que ele produz utiliza da linguagem das lives.

Ele é super espontâneo e faz um uso muito bom das lives para interagir com o seu público.

Mais uma dica de uso das live que eu dou é o famoso…

Passo a Passo

Faça demonstrações. Ensine o passo a passo de como fazer a ilustração de uma figura humana.

Se você for um ilustrador ou artista plástico, com certeza as pessoas adorarão esse tipo de conteúdo.

Mas, lembre-se…

o seu conteúdo deve sempre ser algo relevante para a sua audiência.

Independente da plataforma que você vai utilizar para transmitir as suas lives, o fundamental é ser útil.

Você pode entreter, ensinar ou informar.

Tendo isso em mente, vamos agora passar para a parte prática das lives nas principais plataformas digitais.

via GIPHY

Lives no Facebook

O Facebook é a maior e mais poderosa mídia social. Muita gente ainda tem o pé atrás, mas não dá pra negar que o Facebook concentra uma atenção surpreendente.

Sem falar que, com o passar do tempo, ele foi se destacando por ser uma mídia social que absorve muito bem todo tipo de feature.

As lives no Facebook ranqueia melhor que conteúdos em texto e imagens.

Como era de se esperar, o Facebook Live veio acompanhado de diversas funcionalidades que promovem uma conexão extraordinária entre os usuários.

Para provar como o Facebook dá valor às lives, quando um dos seus amigos está fazendo uma transmissão ao vivo, você é notificado. Use também os botões de convidar amigos e chame todos eles para a sua live.

Outra funcionalidade que você precisa usar é a transmissão de vídeo para todos os membros de um grupo ou evento simultaneamente. Isso é fascinante.

Você faz exatamente o que mais gosto nas mídias sociais: criar um senso de comunidade.

Além de criar conexões instantâneas entre os usuários, use sua live no Facebook para incluir elementos interativos durante o momento da transmissão.

Você consegue saber, ao vivo, o que seus espectadores estão achando da transmissão através das Live Reactions.

Agora vamos entrar…

Na prática do Facebook Live

Para fazer lives no Facebook basta entrar na sua página ou perfil, acessar a área de compartilhamento de status, selecionar a opção VÍDEO AO VIVO e começar a transmitir.

Pronto. Na contagem de 3 segundos seu vídeo será exibido.

via GIPHY

Mais uma coisa legal das lives no Facebook é a possibilidade de acompanhar em tempo real quem está assistindo e ver o alcance da sua transmissão.

Também dá pra ver e responder os comentários. Dá, não, isso é uma obrigação sua. O sucesso da sua live depende disso.

As lives no Facebook podem têm o limite máximo de 4 horas de duração.

Para finalizar, fique atento em relação à sua audiência.

O Facebook permite que você selecione um público específico para ter acesso ao seu conteúdo.

Se você está acostumado a trabalhar com segmentação de audiência, trata-se de uma funcionalidade a ser explorada.

via GIPHY

Lives no Instagram

O Instagram Live segue a mesma linha do Stories. Nessa feature, a sua live também ficar apenas 24 horas no ar.

No próprio feed do Stories fica a sua live. É extraordinário. Você aproveita a atenção que o Stories tem e agrega a sua transmissão.

Ao contrário do Facebook, o Insta, como o próprio nome já remete, visa instantes. Você vai trabalhar com lives mais pessoais.

Indico que você faça lives mais pessoais ou de bastidores no Instagram. Reserve o Facebook ou o YouTube para transmissões de eventos ou lançamentos.

A audiência do Instagram é exclusivamente voltada para o mobile. Por isso, apostar em vídeos ao vivo extremamente longos é arriscado.

Adequar seu conteúdo ao contexto da mídia e da audiência que você tem é a base de qualquer estratégia digital.

Usando o Instagram Live

Para fazer lives no Instagram é super tranquilo. Basta abrir o app no seu celular, clicar no ícone de Stories no canto superior esquerdo da sua tela, selecionar a opção de vídeo AO VIVO e pronto.

Cada live pode ter no máximo de 1h de duração. Quando você está ao vivo ganha uma marcação ao redor do seu avatar no Stories e isso pode pintar na aba de DESCOBERTAS do Instagram da galera que te acompanha.

Para fechar o uso do Instagram Live, digo que essa opção é bem parecida com a do Facebook. Você tem a oportunidade de acompanhar quem visualiza sua transmissão, comentários, reações etc.

Bem parecido mesmo com o Facebook. E, além disso, é bem mais prático banir algum espectador inconveniente.

Aproveite também as funções de lives partilhadas e faça transmissões ao lado de convidados que realmente contribuam com a sua audiência.

As lives no Instagram são uma ferramenta excelente. Alinhe criatividade com objetividade e arrebente.

Live no Musical.ly

Antes de começar uma transmissão no musical.ly, você precisa ter o aplicativo live.ly instalado no seu dispositivo. Se não tiver o live.ly instalado, baixe e siga os passos a seguir:

Para fazer uma transmissão no live.ly, siga os passos a seguir.

Abra o aplicativo live.ly e toque em “entre com o musical.ly”. Se você já está logado no musical.ly, poderá prosseguir clicando em “continuar como [seu musername]”. Aproveite para encontrar seus amigos que também usam o live.ly clicando em “encontrar através de contactos”. Uma solicitação para verificar seu número de telefone surgirá na sua tela. Confirme a autenticidade e escolha “transmissão ao vivo” para começar a sua live.

Ainda adicione uma descrição, escolha a categoria do conteúdo da transmissão e aproveite todas as features que o live.ly disponibiliza e faça a sua audiência feliz.

Live na Twitch

Desculpa se você é gamer, mas tem uma porrada de gente que ainda não abriu o olho, por isso, desconsidere boa parte do que vou falar agora.

Mas lembre-se, gamer ou streamer, estou contigo.

A Twitch.tv é uma plataforma voltada exclusivamente para o lives envolvendo o mundo dos jogos eletrônicos.

Trata-se de uma comunidade de apaixonados pela cultura gamer. A Twitch surgiu em 2011 e hoje tem…

  • Mais de 100 milhões de usuários únicos por mês
  • 15 milhões por dia 2,2 milhões de streamers por mês
  • 35% da audiência está no mobile
  • 241 bilhões de minutos de streams
  • Em 2014 foi comprado pela Amazon por US$ 970 milhões
  • 106 minutos é o tempo médio de atenção de um usuário
  • 50% dos usuários assistem mais de 20 horas por semana

eSports numeros estatistica

Atenção para o streaming

O crescimento massivo do Twitch foi tão grande que fez gigantes da internet como YouTube (Google) e Facebook abrirem os olhos.

O YouTube abriu uma plataforma paralela somente para streams. É o YouTube Gaming.

E o Facebook está incentivando cada vez mais as transmissões ao vivo de partidas online.

A brasileira Diana Zambrozuski é um dos destaques do streams de games no Facebook.

Volta e meia você pode ser impactado por um Facebook Ad dela na sua timeline.

Por essas e outras você precisa dar atenção aos streamers.

O ambiente gaming é onde as lives mais brilham. As streams dos gamers são o maior sucesso. Se você é gamer ou ficou curioso pra saber mais sobre esse ecossistema, não deixe de ler o meu artigo sobre e-sports.

Live no YouTube e YouTube Gaming

O YouTube é a principal plataforma digital de vídeos da internet. É o segundo site com maior número de pesquisas do mundo. Perde apenas para o Google.

Com tanta autoridade, ele também não poderia estar de fora da corrida por atenção que as lives promovem.

Contudo, quando você for fazer suas lives é preciso se ligar em alguns detalhes.

4 formas de fazer lives no YouTube

Para fazer lives pelo celular basta acessar o app e depois clicar no ícone de câmera que fica na barra superior.

Além da transmissão via mobile, o YouTube disponibiliza os formatos descritos pelo TRANSMITIR AGORA, EVENTOS e GAMING.

O grande diferencial está nas configurações de controle que você tem para a sua transmissão.

TRANSMITIR AGORA

Nesse formato o Youtube detecta automaticamente o frame e resolução da sua live. Dessa forma, quando sua transmissão estiver no ar, a rede reduzirá os dados para permitir que ninguém fique sem assistir a sua live. A resolução da imagem ficará mais baixa e pessoas com um pacote de dados ou com qualidade de sinal limitada possa ter acesso ao seu conteúdo.

EVENTOS

Com a opção EVENTOS, você tem controle total sobre o seu material. Você pode definir horário de início, múltiplos canais de stream, privacidade e até mesmo testar com antecedência para checar o equipamento.

YouTube Gaming

Na febre das streams, o YouTube também disponibiliza várias features para atender o público gamer.

O YouTube Gaming é praticamente uma plataforma a parte.

Conteúdo gerado pelos gamers atrai a atenção de uma legião de fãs espalhados por todo o mundo. O Brasil concentra um dos maiores públicos do mundo.

Temos jogadores mundialmente conhecidos e também temos no nosso DNA uma das principais características dos aficionados por e-sports: o amor pelas lives.

Streamar é o verbo da moda no meio dos mais jovens. Converse com seu filho, primo ou sobrinho que você vai entender.

O público gamer adora transmissões ao vivo de vários tipos: vídeos de gameplay, tutoriais em vídeo e diversos outros tipos de conteúdo relacionado.

Aposte nas Lives e arrebente

Falei bastante sobre lives. Mas o que eu quero mesmo é ver você metendo a cara e trazendo essa ferramenta para o seu negócio.

Se você quer estreitar seu relacionamento com o público… Quebrar a barreira que existe entre marcas e pessoas… Ficar mais próximo da sua audiência…

Lives, simplesmente isso. Pratique. Faça pelo menos uma transmissão por semana e veja como sua audiência reage.

Torne isso uma rotina e alcance cada um dos seus objetivos.

  • Muito obrigado por ler! Eu acho fantástico que você tenha se importado o suficiente pra investir o seu tempo aqui.
  • Se alguma coisa neste artigo ressoou contigo, ou se você acha que alguém que conhece vai se beneficiar destas palavras, envie pra ele ou compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo não deixe de me seguir no IGTVInstagram e no Facebook. Você vai poder espiar o dia a dia de alguém que está na jornada de construir suas empresas e ser melhor a cada dia.
  • Também tenho um programa de perguntas e respostas no YouTube e um Vlog no qual você pode acompanhar minha rotina de empreendedor e de triatleta apaixonado.
  • Vamo que vamo!