Fyre Festival – Billy McFarland estava certo

Você não leu errado e o que tenho pra compartilhar contigo neste artigo está longe de ser um clickbait. Billy McFarland estava e está muito certo.

É claro que eu não estou falando das maracutaias ou qualquer outro crime que ele cometeu. Pra isso eu nem preciso dizer nada.

O cara tem centenas de condenações nas costas e tem mais é que ficar enjaulado mesmo.

Mas o que está em discussão são as premissas de marketing, publicidade e relacionamento que ele aplicou no lançamento do Fyre Festival.

Alguém que nunca tinha feito um festival na vida e em 48 horas esgota ingressos de 40 mil reais tem algo muito precioso pra te ensinar.

Então, arrumes os óculos, acerte a iluminação da sua tela e vamos ver o que o Fyre Festival tem de tão extraordinário.

O Fyre Festival te ensina 3 coisas que toda campanha bem sucedida deve ter hoje em dia

O que jogo aqui na mesa é uma estratégia de comunicação que foi fundo nas dores e anseios de quem vive a era mais conectada da história.

Digo que o Billy estava certo porque o ponto em que ele tocou pode te ajudar pra caralho a entender como a comunicação direta com as pessoas funciona nos dias de hoje.

Estruturei esse artigo para destrinchar o Fyre Festival em..

  1. Conteúdo
  2. Influenciadores
  3. Mídias sociais
Rapha_Avellar_Fyre_Festival_Marketing

Hilário :D :D :D

Se você assistiu o documentário sobre o Fyre Festival na Netflix, quero que, assim como eu, você se concentre apenas nos primeiros 17 minutos de filme e fique com a seguinte ideia..

Ja Rule e Billy McFarland foram sim geniais.

Pra quem não sabe o que eles fizeram, vou dar um breve resumo.

Eles pegaram a influencia das maiores modelos do momento (de Alessandra Ambrosio a Kendall Jenner) e utilizaram como ferramenta para lançar um caro, sofisticado e audacioso festival no meio do nada.

O mundo dos grandes festivais nunca tinha visto nada comparado ao Fyre Festival.

Era um conteúdo que todo mundo esperava e não sabia.

E com uma estratégia digital super bem bolada eles fizeram o que festivais menores, mas com muito mais credibilidade e história como o Rock in Rio, não conseguem fazer: esgotar completamente todos os ingressos em 48 horas.

Isso mostra o poder das mídias sociais, mas principalmente o quanto você e muita gente pode estar desprezando uma porta que está na sua cara.

Fyre festival: o conteúdo que todo mundo esperava e não sabia

Considero o Fyre Festival como um conteúdo que todo mundo esperava mas não sabia. Falo isso porque eles captaram tudo o que está em voga na sociedade e colocaram no evento.

Você já parou para pensar o que as pessoas consomem hoje em dia nas mídias sociais?

Faça um exercício. Abra o seu Instagram e veja os posts mais curtidos. Olhe o que as pessoas postam. Olhe o que você tem postado.

E, pra finalizar, olhe o que a última DM que você trocou com alguém. Pois é.

Não vou dizer nada. Tá aí na sua cara.

E a estratégia do Fyre Festival usou isso de maneira brilhante. E a base da estratégia envolvia..

Influenciadores digitais

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Apenas o quadrado laranja e a hashtag #fyrefestival no IG lançaram o festival

Muitos influenciadores..

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Kendall Jenner, uma das Kardashians, recebeu cerca de 250 mil dólares para divulgar o Fyre Festival

E os maiores..

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Alessandra Ambrosio na divulgação do Fyre Festival

Toda a estratégia de lançamento do Fyre Festival foi baseada na mega influência.

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BOOM! Ingressos esgotados de algo desconhecido meses atrás

Recentemente a plataforma de Influencer Marketing, NeoReach, analisou mais de 2.000 campanhas de influenciadores. Eles calcularam que o valor médio de mídia obtido pelo EMV (Earned Media Value) foi em média de 5,2 vezes pra cada dólar investido.

Isso significa que a grana alocada para o Marketing de Influenciadores (IM) resultam em mais de cinco vezes o número de impressões e engajamentos em comparação com os dólares equivalentes alocados para mídia paga.

Vale lembrar, que o mercado americano já trabalha com IM há uma porrada de tempo e isso faz com que essa média seja até considerada “baixa”.

Pra te dar contexto, deixa eu trazer esse dado para..

A realidade brasileira de influencer marketing

Considero até conservador da minha parte dizer que o valor médio de mídia obtido pelo EMV no Brasil seria na proporção 15 x 1 Real gasto. É o que eu vejo em campanhas com influenciadores aqui na Avellar Media.

E o motivo dessa discrepância é porque o mercado nacional ainda engatinha quando o assunto é Influencer Marketing.

Pode estar aí a fresta que faltava pra você encontrar o seu lugar e arrebentar.

No entanto, influenciadores é só uma ponta do que as mídias sociais significam.

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Fyre Festival e o falso enigma das Mídias sociais

Pra começar, relembre como o Billy conseguiu convencer o Ja Rule a trocar uma ideia. O cara fez isso por DM. Por DM. Ele já tinha conseguido contatos offline, mas a conversa que surtiu efeito foi por DM no Instagram.

Você compreende a proximidade que você tem com qualquer pessoa do mundo só por causa das redes sociais?

O Billy McFarland compreende. Mais um ponto pra ele.

E isso está mais próximo de mim e de você do que qualquer pessoa imaginou um dia.

Você também tem esse poder de influência na sua mão.Eu sei que isso é clichê. Você já deve ter ouvido muita gente falar isso. Mas eu te provo.

Vivo isso todo dia. E o exemplo do Fyre Festival te esfrega isso na cara mais uma vez..

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O poder está na sua mão

Bastou 1 pessoa, com 1 foto, menos de 140 caracteres e um perfil até menor que o seu (apenas 397 seguidores) para colocar a última pá de cal em cima do sonho Fyre Festival.

O jovem Trevor DeHaas denunciou as péssimas condições do Fyre Festival e expôs para o mundo o fiasco no Caribe.

É. Acho que agora você concorda com um clichê..

O poder está nas suas mãos

Sobre esse tema, além do Fyre Festival, eu poderia te falar sobre o World Record Egg. Aqui embaixo tem um vídeo que eu desvendei essa outra super campanha.

O que eu quero com esse texto é te convencer de uma única coisa. Mídias sociais não é um mundo paralelo. É a sua e a minha realidade.

Pare de achar que é um mundo de fantasia e que não está tão intrincado na sua vida quanto o bom dia florido que você recebe da sua vó no Whatsapp.

Acho até que o nome Rede ou Mídia social é péssimo. Isso te distancia do que esse fenômeno fez, faz e fará com a vida de todos nós.

As mídias sociais respiram todas as estratégias de sucesso daqui pra frente e você precisa entender isso.

Eu já tomei a minha decisão.

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Lição final do Fyre Festival

O mundo é constituído por dois tipos de pessoa: os vencedores e os perdedores.

E antes que você pense que estou valorizando demais quem eu considero vencedor nessa parada, preste atenção..

A única coisa que diferencia quem perde e quem vence é a adaptação.

Vencedor é aquele que se adapta às mudanças e não morre. E isso é tão natural quanto a vida.

Ou você se adapta a como o mundo gira hoje em dia ou morre. Não tem jeito. É binário. Sim e não.

Se você quiser aprofundar essa conversa, tenho mais dois centavos para te dar..

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