Facebook Ads – 7 passos pra usar bem a plataforma em 2019

(Clique no player acima ☝ para o ouvir a narração do meu post! Depois fale pra mim o que achou dessa experiência).

Há tempos eu venho aqui te falar sobre a importância de gerar conteúdo. E acredito, de coração, que você já entendeu o recado.

Então quero dar um passo a mais com você.

Hoje, eu quero que você termine de ler esse artigo na certeza de que o Facebook Ads é uma das oportunidades mais bizarras que o Digital trouxe para crescer sua marca, seja ela uma marca pessoal ou não.

Você já deve ter entendido que produzir conteúdo é fundamental para qualquer estratégia de comunicação nos dias de hoje.

Mas o que você e muita gente ainda não entenderam é que o conteúdo é apenas uma das pontas do processo. A distribuição é a outra.

Afinal, de que adianta você ter um conteúdo de qualidade se ele não vai alcançar ninguém?

Pra quem ainda não sabe…

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios da rede social e, “graças a ele”, todos os dias, vemos inúmeros posts patrocinados enquanto rolamos o feed.

Tudo isso acontece porque, assim como nós, o Facebook precisa ganhar dinheiro para sobreviver.

E, como todo empreendedor, Mark Zuckerberg precisa ter ideias rentáveis.

Afinal, o Facebook é dele. E assim como tudo que é nosso, ele faz o que bem entender.

Fico abismado com a frustração de vários empresários que viram isso com um olhar de “malandragem” do Facebook.

Supera isso, cara!

No lugar dele você faria o mesmo. Aliás, você faz. Duvido que você não reconheça uma oportunidade e a torne em um novo segmento do seu negócio.

Isso é básico. É assim que todo negócio em constante desenvolvimento procede.

Vida de empreendedor é assim.

Por muito tempo esse espaço foi gratuito e uma porrada de empresa que eu conheço – e você também – cresceu muito graças a essa forcinha.

Mesmo falando de distribuição orgânica, ainda que com pouco alcance, você tem sorte! Quando que, antigamente, alguém teria a chance de receber um conteúdo da sua empresa na academia, enquanto cozinha ou antes de dormir?

Então agora você tem dois caminhos: continuar com esse mimimi de que o Facebook está sendo malandro e cobrando por “nada” ou começa, agora, a investir em Facebook Ads.

A minha escolha foi feita há tempos e sei que você já sabe qual é.

Cara, só pra nossa conversa ficar ainda mais clara…

O Facebook tem a melhor segmentação de anúncios dentre todas as opções da história.

Então, além de alcançar as pessoas que já tem alguma afeição à sua marca – e por isso te curtem – você pode alcançar o cara que tem tudo haver com você mas, simplesmente, ainda não te conhece.

E você define isso através de várias opções que Facebook Ads te dá, como uso inteligente do pixel, padrões de comportamento, localização, sexo, interesses, conexões…

É monstruosa a facilidade que isso traz ao seu trabalho.

Seu dinheiro, aquele que você relutou a dar para o Zuckerberg, tem um retorno fascinante. Seja para você, com sua marca pessoal, ou para o seu negócio.

E existem formas arrasadoras de construir um post que vai atingir em cheio seu público, com aquela forcinha do Facebook Ads.

Bati um papo muito produtivo com nosso time de mídia e analytics aqui da Avellar Media e montamos uma lista de sugestões fascinante e que vai te gerar uma tonelada de valor a partir de agora.

Crie uma conta no Facebook Business

01. Crie uma conta no Facebook Business

Você pode até impulsionar algo em um perfil no Facebook, mas se você quer segmentar seu público dentro de todas as possibilidades que a plataforma te dá, crie uma conta no Facebook Business.

Ele é gratuito e, a partir dele, sua fanpage fica muito mais profissional.

Então esse é o seu primeiro passo. Vamos agora para o próximo.

Facebook Ads Aposte em formatos diferentes

02. Aposte em formatos diferentes

Vídeos, canvas, gifs… Esses formatos chamam muito a atenção da galera no Facebook.

Provavelmente você foi uma dessas pessoas que estava deslizando pelo feed e parou em um gif engraçado ou um vídeo extremamente criativo e relevante.

Agora me diz, se fosse uma imagem estática sem nenhuma mensagem atrativa, você pararia?

Nem precisa me responder.

Lookalike para alcançar as pessoas certas

03. Lookalike para alcançar as pessoas certas

Muitas pessoas não fazem ideia do que é isso. E todas elas estão perdendo uma oportunidade absurda.

Arrisco dizer que o Lookalike é a MELHOR opção entre todas as que o Facebook te dá.

Ele, simplesmente, pega um público semelhante ao seu e passa o seu anúncio. Se, obviamente, seu público for seu público, o que você acha que as pessoas semelhantes dele podem se tornar?

Facebook Ads Use copys instigantes

04. Use copys instigantes

Cara, quase ninguém abre um artigo no Facebook.

E tudo isso acontece porque eles simplesmente esquecem da porra do copy. É verdade. Sabe o texto que vem em cima da sua postagem? É disso que estou falando.

Irmão, se você não massacrar na sua chamada, seu artigo vai ser só mais um entre os 80% que não são abertos. E antes que você me pergunte, sim, essa é a taxa de abertura das postagens que chegam até o seu público.

Não adianta impulsionar 1 milhão de reais nele. Nem o Facebook Ads é capaz de fazer esse milagre.

Você precisa instigar as pessoas. É assim que elas vão acessar o seu conteúdo.

Facebook Ads Crie anúncios diferentes para pessoas diferentes

05. Crie anúncios diferentes, para pessoas diferentes

Se você ou o seu negócio atendem a mais de um tipo de público, não tem porquê escrever o mesmo texto para todos.

Problemas diferentes, pessoas diferentes… anúncios diferentes.

Aproveita que o Ads te ajuda até nisso.

facebook Ads Deixe as palavras difíceis no dicionário

06. Deixe as palavras difíceis no dicionário

Vejo muita gente querendo passar autoridade pelo Facebook dando esse tiro no pé.

Mesmo que seu público seja muito específico, quando você não fala para ele, perde a chance de um possível negócio.

Seja simples e objetivo.

Funil de vendas do Facebook

07. Funil de vendas do Facebook

O Facebook é um das únicas ferramentas que você pode atingir todo mundo do seu funil de vendas. Desde as pessoas que não tem a menor ideia de quem você é até o seu cliente ideal.

Todo mundo está no Facebook e o mundo de hoje é data.

Isso mesmo: dados. Você sabe quem são as pessoas que estão consumindo o seu produto ou não. Você consegue deixar quem poderia te enrolar por muito tempo e investir seu tempo em quem literalmente te dá atenção.

Cara, tem tanta coisa fantástica que o Facebook Ads pode fazer…

Mas, com essas dicas, você já tem um bom conhecimento e está pronto pra atingir um público super interessante pra você.

Só começa. ;)

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