Empreendedorismo é pra quem quer muito

Cara, não existe nada tão fundamental quanto isso. – Tudo começa do zero. Você, eu e todos os caras que a gente admira começaram do zero. Não crie desculpas, comece. 🚀 – O Zero é como você está agora: parado. Não executou nada ou só tem projetos e desculpas na sua cabeça. – Não foque tanto nos problemas, busque soluções e comece a executar hoje. – Quando você sair do zero é que a sua visão vai se ampliar e os seus objetivos se tornarão mais evidentes. – Paciência. Um passo de cada vez. Lute para manter o seu negócio nos primeiros anos, reinvestindo tudo que ganhar de volta na sua empresa. Não caia na besteira de gastar seu dinheiro com merda. Você ainda não chegou a lugar nenhum. Você acabou de sair do zero para o 1º ou 2º degrau da sua jornada. Não dá pra brincar. – Mas o que eu te peço é que você comece. 🏃 – Comece hoje. Comece agora. Comece pequeno. 🐜 – Saia do zero! 👊 Boa segunda-feira de trabalho!

Uma publicação compartilhada por Rapha Avellar (@avellarrapha) em

 

Não ter propósito é uma merda.

É maravilhoso saber aonde você quer chegar, quando se encanta por alguma coisa, quando algo faz o seu olho brilhar.

Muita gente se espanta, mas quando você encontra a sua obsessão, tudo passa a ser mais fácil.

É algo muito forte quando você se vê diante de um caminho prático no qual é muito perceptível uma linha de evolução.

Estar na jornada para alcançar o que você deseja faz a sua vida ter sentido. É algo que parte de dentro.

Cara, mas se você chegou até esse texto, com certeza já deve saber muito bem que caminho quer seguir. Minha missão é te ajudar a começar.

Minha primeira dica é..

Você deve começar pequeno.

Sou fascinado pela ideia de começar pequeno. Ninguém nasce adulto. Também é assim nos negócios.

Você tem que evoluir progressivamente. Não dá pra pular etapas. O sucesso é uma longa jornada que começa com um pequeno primeiro passo.

Paciência, humildade e execução será o seu lema a partir de agora.

Quando você é pequeno, nos primeiros anos, o desafio é não quebrar. É sério. Não estou brincando.

Nunca me iludo e também não tento iludir ninguém. Assim como você, também compartilho de muitos sonhos, e quero te ajudar a realizar cada um deles.

Tanto na vida como nos negócios sinceridade é fundamental. Tento ser sempre 100% franco em tudo que coloco minhas mãos.

Quando eu falo que o seu primeiro desafio é não quebrar, é real. Você sabe da realidade brasileira. Mas isso não é desculpa!

Você precisa se manter e se sustentar em cima dos resultados do seu negócio. Sobreviver seria a melhor palavra.

O que muita gente erra é em querer lucrar logo de cara. Pensamento de curto prazo.

Na maioria das vezes você vai ter que esperar 2, 3, 5 anos pra pensar em tirar algum lucro do seu empreendimento.

 

 

Quando você tá saindo do zero, tudo que você ganhar deve voltar para o seu negócio. Pensamento de longo prazo. Sempre.

Duas coisas são fundamentais quando você está começando: reinvestir cada centavo que ganhar e aprender com as porradas que com certeza vai levar.

E como você tira lições do que acontece no seu dia a dia de empreendedor?

Minha dica é focar na experiência do usuário do seu serviço ou no feedback do seu cliente.

Você está começando pequeno. Você tem uma proximidade muito grande com cada um dos seus clientes. Faça com que a experiência dele seja fantástica. Você e ele precisam disso.

Ele vai criar empatia pelo seu produto ou serviço e você vai ter ainda mais ânimo pra investir no seu empreendimento. É demais! Essa troca que faz o empreendedorismo fazer sentido. E essa é a melhor época pra fazer isso.

 

 

Reinvista tudo no seu negócio

Você não pode gastar seu dinheiro com merda!

Você pode querer trocar de carro na primeira margem que receber. Você não tá com a vida ganha! Você precisa ralar muito até querer sair por aí de terno ou qualquer outra merda idiota.

Quando você tá tirando um negócio do chão, cada centavo conta. Cada moedinha que você recebe deve voltar para o seu negócio.

Quando você tá sonhando e planejando o seu negócio sabe exatamente onde isso e aquilo vai dar certo, tem certeza que tudo vai sair como a sua planilha do Excel informa. Não! Não é assim que funciona.

O mundo não gira de acordo com o seu script!

As coisas não acontecem como você planejou. O mundo nem sabe da sua existência. Seu negócio não apareceu em lugar nenhum. Sua página ainda nem indexou no Google.

Mas é aí que começa o jogo do empreendedorismo. É execução! Você precisa começar a adaptar os primeiros passos que você deu.

Você precisa se educar com cada lição que tira do seu negócio. É assim. Não tem jeito.

Se você parar é pior. Execução é tudo!

A melhor mentalidade para você entrar de cabeça em qualquer negócio é sabendo que não vai conseguir tirar nada nos primeiros 5 anos.

Pois se você está começando uma jornada que deveria ser um propósito de vida pensando nos primeiros 6 meses, deixa eu te adiantar uma coisa:

VOCÊ VAI FRACASSAR!

É assim que eu penso.

Se você duvida, da uma olhadinha rápida na parte final desse episódio do meu Vlog.

Muita gente acha duro isso que eu estou falando. Mas quando você decide alguma coisa, quando tem convicção, quando estabeleceu a sua certeza, tudo fica mais fácil.

Escolher entre investir no seu negócio ou comprar o carro do ano não vai nem passar pela sua cabeça.

Optar por dormir até tarde no fim de semana ou acordar cedo para dedicar mais tempo no seu negócio vai ser natural.

Todas as escolhas, por mais banais que sejam, vão fazer muito sentido. A engrenagem vai girar e você vai alcançar cada um dos seus objetivos.

Quando você ver alguém muito bem sucedido, tenha certeza que essa pessoa coloca em prática boa parte desses ensinamentos. Eu sigo cada um deles.

Essa é a minha mentalidade.

Para finalizar, você deve estar se perguntando sobre o lado financeiro. Não, eu não esqueci isso.

Dê uma olhadinha no vídeo abaixo e saiba porque pensar no dinheiro é só mais uma desculpa que você está inventando para não começar.

  • Muito obrigado por ler! Eu acho fantástico que você tenha se importado o suficiente pra investir o seu tempo aqui.
  • Se alguma coisa nesse artigo ressoou contigo, ou se você acha que alguém que você conhece vai se beneficiar de passar um olho nessas palavras, envia pra ele ou compartilha com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo não deixe de me seguir no Instagram e no Facebook. Você vai poder espiar o dia a dia de alguém que está na jornada de construir suas empresas e ser melhor a cada dia.
  • Também tenho um programa de perguntas e respostas no YouTube e um Vlog no qual você pode acompanhar o meu dia a dia de empreendedor e de triatleta apaixonado.
  • Vamo que vamo!