Anitta: um exemplo sobre Empreendedorismo de Verdade

Você pode até não gostar do tipo de música que a Anitta canta, mas uma coisa você não pode negar: ela é uma empreendedora de verdade.

A cantora possui uma carreira meteórica e está ganhando cada vez mais destaque em todas as mídias. Além disso, foi mencionada pela Billboard sobre o seu poder empreendedor e a sua visão global de marketing. E ainda deu uma palestra na Harvard sobre o seu plano de negócio.

E é disso que vamos tratar aqui.

Empreendedorismo é ralação

E por conta da sua dedicação e sucesso empreendedor, a Anitta é uma excelente fonte de aprendizado.

Se você não entender que empreendedorismo são 24 horas e 7 dias por semana de dedicação, você não vai chegar a lugar nenhum.

Hoje vou falar sobre a importância de você gerenciar a sua carreira e explorar as demandas do mercado.

Senta a bunda na cadeira, anote tudo o que eu vou falar nesse post e aprenda como a Anitta, eu e centenas de pessoas que ralam todos os dias conseguem se destacar neste jogo do empreendedorismo.

Empreendedorismo de verdade

De cantora de funk a palestrante em Harvard, Anitta é uma pessoa que não se acomoda e está sempre buscando formas de escalar a sua carreira. Sempre com muita dedicação. Isso é empreendedorismo de verdade.

Por isso, ela tem o meu respeito e admiração:

 

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Assim como ela, durante 7 anos eu me dediquei e dedico todas as horas do meu dia exclusivamente para construir os meus negócios.

Por isso eu estudo, faço networking e sugo tudo o que eu preciso para poder ganhar esse jogo.
Mas isso não é um privilégio somente meu ou da Anitta.

Você também pode se tornar um empreendedor de sucesso se você respeitar os seus termos, entender o que você quer de verdade e se coçar para enfrentar a sua jornada.

Mas já te aviso que o caminho é 1000% de suor. É para quem quer de verdade.

E se você não está disposto a isso, te oriento a nem começar.

E quais são as lições que você pode aprender com a Anitta e com os empreendedores de sucesso?

1 – Busque as brechas de mercado

Em um momento em que o pop brasileiro estava em decadência, a cantora conseguiu conquistar a sua cadeira cativa.

Ou seja, ela aproveitou para explorar as brechas do mercado e escalar dentro de um modelo que estava carente de novidades.

Essa prática de experimento – Growth Hacking – é bastante eficaz para quem quer escalar o negócio.

Você testa as brechas de mercado e encontra oportunidades para investir os seus esforços.

Dessa forma, a cantora aproveitou esses gaps para encontrar o seu caminho.

E de MC Anitta, a cantora se apropriou de outros ritmos além do funk para impactar uma audiência que estava órfã desse tipo de música. E assim ela se reposicionou como Anitta, sem o MC.

E mais do que apenas abandonar o funk, ela explora esses ritmos sempre que as tendências musicais voltam os seus holofotes para ele, ou para determinados ritmos similares ao pop.

Anitta já cantou com artistas sertanejos, bossa nova com o Caetano Veloso, ritmos latinos, entre outros.

E com isso, percebemos que ela está sempre testando as brechas de acordo com as tendências do momento. Posso até dizer que hoje ela está um passo à frente, ditando as próprias tendências.

Voltando a falar do pop, que alavancou a carreira da cantora. Ao perceber essa necessidade no país, ela conseguiu escalar quase que sem nenhuma concorrência.

Com seus clipes coloridos, inspirados em cantoras internacionais como Katy Perry, Beyoncé, entre outros e um ritmo animado e que gruda na mente, não demorou para a carreira da cantora decolar.

Não existe mágica no empreendedorismo

Mas o que a Anitta fez foi mágica?

Claro que não.

Se hoje a Anitta está onde está, é porque ela entendeu a principal sacada do mercado e que eu canso de falar por aqui:

2 – Fale com quem realmente importa

E a verdade é uma só: se você não sabe para quem você está falando, ou seja, a sua audiência, você precisa dar três passos para trás.

A Anitta tem uma audiência bastante definida. Ela sabe quem é o seu público e entende quais são as necessidades dele.

Quando você segmenta o seu público e trabalha com o nicho dedicado ao seu modelo de negócio, com certeza terá mais engajamento e resultado.

Por isso, estudos de personas são extremamente importantes para quem está começando.

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3 – Só você pode fazer por você mesmo

Se tem uma coisa que eu não abro mão, assim como a Anitta, é colocar a minha própria mão nos meus negócios.

Diferente da maioria das pessoas que terceiriza as responsabilidades, quando você toma as rédeas do seu negócio, consegue alcançar patamares ainda maiores.

E quando você se torna um one man show, é necessário ter disciplina e planejamento para escalar.

Ou seja, se a Anitta não tivesse assumido a sua carreira por si só, talvez tivesse sido engolida pelos grandes empresários. E até ter sido substituída por qualquer outra cantora semelhante.

E esse é o grande diferencial dela, que abriu mão de empresários para gerenciar a própria carreira.

E aprenda de uma vez por todas: no momento em que a bomba estoura, somente você é capaz de tomar as melhores decisões para encontrar o caminho certo.

Não estou dizendo que você não pode ter uma equipe de profissionais para te ajudar nessa trajetória. Eu tenho uma equipe.

Mas se você não for capaz de ser protagonista da sua própria carreira, ninguém vai fazer isso por você.

4 – Tenha uma boa estratégia de branding pessoal

Com uma carreira musical consolidada, a cantora também é uma mega influenciadora nos principais canais digitais.

E a Anitta consegue se destacar porque ela tem uma gestão animal da sua marca.

Quais são os seus valores? Quais são as suas visões? Como você se comunica com a sua audiência da maneira correta?

Isso tudo tem que estar claro no seu branding pessoal.

E quando você pensa na Anitta, sem sombra de dúvidas consegue entender do que eu estou falando.

Além disso, se você tem um público fiel engajado para te ajudar em seu branding como promotores da sua marca, você está a poucos passos para escalar ainda mais a sua audiência.

E você só consegue isso tendo consistência, se diferenciando de seus concorrentes e trazendo relevância com muita autenticidade.

Por isso, você pode ser um cantor, um youtuber, ou até mesmo um grande empresário B2B. Você precisa construir a sua marca pessoal.

5 – Expanda a sua visão

Se você não tem visão de mercado, você não vai conseguir expandir o seu negócio.

Por isso, não satisfeita em ser uma referência do pop brasileiro, Anitta resolveu explorar outros idiomas, como o espanhol e o inglês. Ou seja, os principais mercados musicais do mundo.

E para você levar essa realidade para o seu empreendimento, é preciso estudar as tendências do seu nicho e estar sempre à frente.

Estude a sua concorrência, a sua audiência e perceba o que está acontecendo em seu mercado. E mais do que isso, o que está deixando de ser feito que você pode melhorar.

E mais uma vez: para você expandir, é preciso entregar um produto ou um serviço que agregue valor para a sua audiência.

Você precisa ser 1000% apaixonado pelo empreendedorismo

 

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Preparei um conteúdo animal mostrando os 7 principais passos para começar a empreender.

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